sexta-feira, 7 de março de 2008

Um dia entre tantos!


Não pretendo discorrer acerca do surgimento do Dia da Mulher e daquilo que motivou a sua calendarização... Interrogo-me acerca da sua importância na actualidade... Mais que espicaçar a eterna "Guerra dos sexos", venho relembrar que é bom que se assinalem estas efemérides. Se por vezes ouvidos comentários do género "Se querem ser iguais não se diferenciem", é porque ainda existem pessoas que não abarcam a complexidade de um qualquer tipo de segregação, ou que porventura, já se esqueceram de uma qualquer vivência discriminatória... É bem verdade que a palavra igualdade pode ser traiçoeira, igualdade não no sentido de tratar todos de forma similar (o que ainda seria mais segregacional), mas sim comtemplando a importância e a riqueza das diferenças. Sim, sou a favor da diferença e complexidade! Do enriquecimento que cada um pode trazer à sociedade, porque não fomos criados numa qualquer linha de montagem impessoal, fria, irracional e básica! Se homens e mulheres são diferentes (porque somos mesmo e existem provas científicas!), que se cultivem as mais valias de tais singularidades!

A "igualdade" cultiva-se pela discriminação positiva! Para que as pessoas alcancem o seu lugar têm de se afirmar e de serem diferentes!

E reparem que este dia não pertence somente às mulheres! Os elementos do sexo masculino estão a ver tal situação somente de um prisma! Então, se as mulheres têm o costume de realizar jantaradas, os homens ficam sozinhos tendo também a hipótese de se reunirem!

Que este dia sirva para todos, e não só as mulheres, pensarem naquilo que podem fazer pela igualdade, pela valorização das diferenças!


4 comentários:

deambulatorio disse...

O penultimo paragrafo esta um bocado confuso..... explica la melhor :)

Bj grande do teu NAMORADO querido

*Nita* disse...

Eu queria dizer que por vezes os homens podem satirizar (um pouquito) as reuniões femininas, porém, como ficam sozinhos (refiro-me aqueles que têm companheiras) podem também aproveitar para fazerem as suas reuniões masculinas:) Eu considero esta situação bastante positivas porque permite a partilha de vivências entre membros de um grupo!

*Nita* disse...

E viva o Dia da Mulher:)


Beijitos da namorada raposa******

deambulatorio disse...

Ah sim, foi o que me tinha parecido :) atitude muito adulta, asim e que eu gosto:)