Durante a minha pequena incursão a um centro comercial deparei-me com uma verdadeira pérola do jornalismo português! Uma famosa revista masculina portuguesa trazia um anexo entitulado "Manual do engate"... Eu como sou tendencialmente despassarada voltei a trás para confirmar que a minha visão não me havia traido... Fantástico, o título era mesmo um pequeno livro de ajuda ao engate... Engate?? Engate?? Ora manual é um livro, um compêndio que contém as noções de uma ciência (ou arte) ou guia de instruções e o acto engate pode ser sinónimo de seduzir ou conquistar. Afinal desenganem-se todos aqueles que pensam que o engate é uma palavra pirosa capaz de denegrir o belo acto de cortejar alguém!
Afinal é uma arte, uma ciência... Parece então, que para se andarem a publicar manuais desta arte a preço reduzido é porque há graves carências nesta área do saber... Já estou a imaginar os capítulos deste precioso guia! O universo das flores; velas e suas variantes; o verbo "piropar", os sete desejos carnais; os sete desejos platónicos, entre outros... Estou mesmo a pensar elaborar planos de formação para esta temática...
E reparem, isto foi proposto por uma revista masculina... Imaginem o universo de revistas femininas e o que para aí virá de guias adaptados a todas as mulheres que querem saber mais... Sim porque as mulheres também têm direito a mandar um belo piropo!
Esta minha opinião serve apenas para parodiar este manual. Creio que no entanto ele será útil a muito boa gente! Porque isto das relações com o sexo oposto dava aqui pano para mangas! Apenas pude aludir ao título dado que o conteúdo ainda me é desconhecido e acreditando que só devemos criticar (Positiva ou negativamente) com conhecimento de causa:)
quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
Manual do engate
Publicada por *Nita* à(s) 13:14 2 comentários
sábado, 26 de janeiro de 2008
Iguais mas orgulhosos das diferenças:)
Ainda falando de todos sermos iguais no sentido de que todos somos feitos da mesma matéria porque não aproveitar a dica do blog vizinho (deambulatoriu) para sermos apenas pessoas. Sim, aproveitarmos tudo aquilo que nos descreve como ser "racional", aproveitarmos aquilo que nos diferencia dos animais! Aquilo que nos diferencia porque o nosso cérebro também tem uma parte arcaica, aquela que contém o passado escrito nos nossos genes e que é comum a todos os seres vivos! Por isso toca a ter respeito pelos animais porque afinal de contas como podemos demonstrar bons princípios se os maltratamos?
Eu não falo em "igualdade" no sentido de normalização, isso é um daqueles clichés que me provoca urticária! É daquelas frases banalixadas que pronunciamos quase automaticamente sem que pensemos acerca disso... Eu falo em igualdade no sentido de nos tratarmos como pessoas e para isso é preciso encaramos as diferenças individuais no sentido de nos aproximarem e não como meio de discriminação. Sim, porque é graças à diferença que existe progresso e diversidade! Porque reparem... não partilhamos tanta coisa de outras culturas? Estilos de vida, músicas, gastronomias, vestuário...
Publicada por *Nita* à(s) 17:09 0 comentários
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
بني آدم اعضاي يك پیکرند، که در آفرينش ز يك گوهرند
چو عضوى به درد آورد روزگار، دگر عضوها را نماند قرار
تو کزمحنت دیگران بی غمی، نشاید که نامت نهند آدمی
Este poema foi escrito no século XI por um poeta persa e está na parede de entrada do edifício da ONU em Nova York.
Pode ser traduzido mais ou menos como: "Todos os homens são feitos da mesma essência, todos são filhos do mesmo Deus. Quando uma parte desse todo sofre os outros membros não podem descansar. Homem que não ajuda o seu próximo não merece ser chamado humano".
Publicada por *Nita* à(s) 16:22 0 comentários
quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
Pérolas do quotidiano
Esta rúbrica dedica-se aquelas pequenas coisas que como dizemos frequentemente, "não matam mas moem". Isto porquê?
A mim mete-me um pouco de confusão aqueles passeios tão minúsculos, tão mínimos que nem uma olívia palito neles conseguia circular... Ora, eu questiono-me! Porque fazer coisas tão inúteis? só para mostrar que se fazem passeios, que se consideram os peões?
E aquelas belas preciosidades que volta e meia se encontram nos passeios? Os donos levam os lulus a apanhar ar fresco e pumba, toma lá um presente e quem quiser que se desvie! Caso nos descuidemos corremos os risco de sermos uma bomba mal cheirosa com duas pernas!
Para já não falarmos nos passeios esburacados, nos sacos espalhados pelas ruas e tudo o resto!
Falamos das estradas portuguesas que são isto e aquilo, etecetera e tal... Ainda hei-de ver nascer um movimento defensor dos passeios portugueses...
Publicada por *Nita* à(s) 08:38 0 comentários
sábado, 19 de janeiro de 2008
Mundo perfeito:p
Já alguém se interrogou como seria um mundo perfeito? Seria uma utopia ou um desastre? Esta questão surgiu no seguimento das minhas inquiteções em relação à burocracia (ou será burrocracia?)... Porque será que quando abro uma conta, entrego todos os documentos necessários e quase quase que tenho de dar uma amostra de pele, saliva, cabelo e sangue! E depois disso ainda lá deposito o meu dinheiro e tenho de aturar as estratégias de marketing do banco, do género... "Já pensou num PPR?"; "Não quer abrir uma conta ordenado"; "Quer fazer um crédito à habitação (Eh pah até queria mas não sou familiar de ninguém do BCP!)" ou "Não está interessada em adquirir portátil?"... Que grande chatice, qualquer dia faço como os velhos e guardo o dinheiro de baixo do colchão!
Depois desta treta toda, papel, papelito e papelzito, passado um ano ainda se lembram de começar exaustivamente a telefonar com numero anónimo porque lhes falta um comprovativo de morada! A porra é que falta! Então que é feito do sistema tão bem organizadinho de recepção e arquivo de papéis, comprovativos e certidõezinhas (que não interessam a ninguém nem ao menino jesus!) que desenvolveram?
São piores que carraças! Será que ainda não se aperceberam que há pessoas que têm horários de trabalho de 40 horas semanais e que não fecham as portas às 15 h como eles (sim porque ficam a trabalhar para além das 15 h)? Mas será que o facto de não terem lá a porra de um comprovativo (que o perderam de certeza!) que até podia ser retirado do lixo de alguém (dado que pode ser uma factura qualquer, importa apenas que tenha uma morada... até pode ser uma carta do clube nesquik!) invalida o saldo da conta? E andarem a massacrar a pessoa dias seguidos com chamadas anónimas só para pedirem a porra de um papel?
Essa então é de morrer a rir! Qualquer dia invento um banco 24 h por dia na net! Mai nada!
Publicada por *Nita* à(s) 22:16 0 comentários
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
O mundo real!
Mais uma vez cá retorno às minhas aventuras no mundo real.... Parece que a cada dia há sempre algo de novo que nos surpreende! Ok, supostamente isso seria positivo... mas não, desenganem-se... É que se trata de Portugal no seu melhor! Imaginem que são psicólogos à procura de emprego, por isso toca a telefonar para uns lares a ver se podem dar os vossos préstimos, por fim acabam mesmo por saber que a vossa única hipótese será ser "ajudante familiar"! Palavra tão pomposa que encerra em si a prestação de cuidados de higiene a idosos! Será que a mente brilhante que nos fez tal proposta sabe o que é uma Faculdade de Psicologia? Será que teve algum lapso de memória para não ter retido o nosso discurso durante o telefonema? Fica a pergunta:)
Melhor ainda é vocês mandarem um curriculum para uma IPSS e receberem uma resposta! Muito bem, alguém que responde, pensam vocês! Desenganem-se de novo porque mais valia não terem recebido tal resposta:/ Ao que parece à porta uma excelente oportunidade de se inscreverem para realizarem voluntariado! Que bom! Andei a tirar um curso para exercer a troco de nada! Não que seja contra esta manisfestação de boa vontade, acho uma atitude bem meritosa! Mas discordo completamente do exercício de uma actividade profissional a troco de nada! Se eu fosse dispender do meu tempo para fazer algo que não fosse da minha competência técnica tudo bem! Agora o contrário é pura especulação!
Espero voltar mas agora já com notícias mais softs:)
Publicada por *Nita* à(s) 08:45 1 comentários
domingo, 13 de janeiro de 2008
Domingo chuvoso....zzzzzz
Realmente esta coisa dos blogues mais que uma moda, uma vez que são mais que muitos, veio mesmo para ficar! Se há quem prefira estar numa comunidade como o msn ou no hi5, penso que aqui podemos ter o nosso lado intemporal.
Pelo menos tem uma função protectora ao escrevê-lo! Se há quem em criança tenha um amigo invisível com o qual fala e brinca, porque não usar a net como ouvinte das nossas conversas? Andamos tantas vezes chateados com um chefe, ou estamos tanto tempo na net em pesquisas, ou no computador a trabalhar solitariamente... Porque não aproveitar este instrumento catártico para simplesmente darmos a conhecer uma faceta nossa, simplesmente para palrar ou só porque nos apetece? Nem todos os nossos comportamentos têm uma razão por trás!
E para além do mais este é um bichinho bastante interessante, é como os tremoços... Parece que é viciante! Como seres pensantes e como na maior parte das vezes quardamos certos pensamentos para nós mesmos, este bichinho guarda-os para que mais tarde facilmente possamos aceder a eles. Porque felizmente a nossa memória tem uns processos fantásticos, já veio equipada com mecanismos ecológicos que nos permitem reciclar info! Bem, eu acho que tenho esses mecanismos bastante desenvolvidos para mal dos meus pecados:[ Se assim não fosse os updates teriam de ser constantes!
E para mais num Domingo tão chuvoso o que fazer se não dá nada de especial na tv... Ok, caso desse um excelente filme correria o risco de adormecer com este belo tempinho que se pôs!
Além disso é sempre bom fugir à rotina e fazer algo de diferente! A abstracção é sempre bem vinda! A bela vida de uma pessoa à procura de emprego resume-se a alguns pontos básicos: procurar locais para os quais possa enviar currículos, de seguida preparar currículos (mas muita atenção a todos os pormenores que acreditamos fazerem a diferença! Mas de facto pouca fazem!), levá-los ao correio e esperar respostas! Mas acreditem que não é um processo tão linear quanto parece!
Primeiro que tudo há que eleabora uma carta de candidatura espontânea! Hei, não é uma carta qualquer...na na! Longe disso! É um documento dotado de poderes mágicos! Esta pequena folha tem a missão de, com todo o paleio, convencer o futuro empregador de que nós lhe fazemos uma falta imensa, quase culpando-o por ele nunca se ter dado conta que havia algures uma pessoa com umas competências fabulosas! Nem pensem que se trata de uma pessoa desesperada à procura de trabalho, não! O que queremos é mesmo emprego! Trabalho é o que há mais em qualquer supermercado ou centro comercial!
Depois há que preparar um bom currículo que consiga dar o ar de um estudante que sempre foi um santinho dedicado ao curso! Vamos puxar pelo que de melhor fizemos... Ok, isto para os empregadores é igual ao litro, o que interessa é se o currículo tenho o factor C ou não... É irrelevante se trabalhámos 10 meses cum estágio curricular supervisionado ou se trabalhámos numa loja de roupa. estes currículos que não têm lá um C escarrapachado é como se estivessem em branco.
Há também um processo bastante interessante durante a preparação desta candidatura espontânea! Para além de ser um MBA em Marketing pessoal é também uma excelente formação em técnicas de secretariado! No fim deste processo (caso haja fim e não seja um tormento contínuo!) já sabemos quais os envelopes à venda no mercado, qual o melhor para impressão, já comprámos n tinteiros e pensamos em comprar uma impressora a laser que sai mais barata, sabemos também imprimir esses envelopes de um modo exímio e já conhecemos a senhora tão simpática dos correios! Há ainda a parte importantíssima de que aprendemos a dobrar cartas correctamente, logo, poderemos concorrer a dobrador de circulares para ver se ganhamos uns trocos para enviar mais currículos!
Quanto às novas tecnologias há que saber de trás para a frente os melhores sites de procura de emprego, ter sempre uma carta de candidatura espontânea e um Curriculum actualizado na pen para qualquer emergência! De tanto iserirmos os nossos dados pessoais já decorámos o número do BI, emissão, local, validade; do contribuinte e da segurança social...etc, etc!
Depois sempre que se chega à net toca a abrir o mail que pode ser desta, ou mal cheguemos a casa há que vasculhar bem o correio... Nunca se sabe se no meio da publicidade dos mil e um hipermercados da nossa cidade está escondida uma oferta de emprego irrecusável!
Passado o primeiro período de optimismo começamos a fazer contas à vida e a pesar as ofertas de emprego... Que são zero! É nesse momento que começamos "Pah parece que o meu currículo deve ter alguma falha, é melhor investir em formação!" e vamos fazer uma pesquisa (Pós-graduação em estudos de mercado) de entidades formadoras! Toca lá a abrir os cordões à bolsa!
E o que acontecerá de novo???????? Acaba o tormento????????? Na na! Isso é que era bom! Recomeça o ciclo de novo:)
Publicada por *Nita* à(s) 15:08 0 comentários
O complexo de nomeação!
Não sei porquê mas deve haver um complexo qualquer de nomeação...
Porque será que alguns de nós têm uma certa (alguma... muita... bastante... o que quer que seja, aqui não há modéstia!) dificuldade em nomear coisas?
Eu explico-me: iniciamos um contacto social com alguém até que essa pessoa nos pergunta "quais os teus defeitos?" e nós simplesmente sentimos que tudo parou, a língua está colada ao palato e está tudo a olhar... uhm... coisa mais estranha! E numa entrevista de selecção a mesma pergunta: "Quais os seus defeitos?" e nós encetamos um questionamento mental do género "Se lhe disser a verdade nem gasta mais tempo com a entrevista" ou então "E que tal dizer-lhe que reajo mal a críticas e acho que sou preguiçosa?".. Não seria bonito de se ver!! Deverá ser a chamada desejabilidade social em acção:)
Mas o que é que isto tem a ver com o meu blog? Para dizer a verdade... absolutamente nada! Brincadeirinha:) De facto graças a este novo complexo vi-me à nora para encontrar este nome! Não pensem vocês que venho para aqui lamentar-me, não não!=)
Também não venho para aqui psicologar... nem fazer psiquices... na na! Isso queriam vocês=)
Na verdade isto veio substituir o diário que eu tive há muitos aninhos atrás.. Assim escusam de arrombar o cadeado e depois de o ler ter aquela trabalheira imensa a fingir que não sabem de nada e terem que consertar o cadeado arrombado! E é coisa para ficar mais em conta=)
Publicada por *Nita* à(s) 02:05 0 comentários