domingo, 13 de janeiro de 2008

Domingo chuvoso....zzzzzz

Realmente esta coisa dos blogues mais que uma moda, uma vez que são mais que muitos, veio mesmo para ficar! Se há quem prefira estar numa comunidade como o msn ou no hi5, penso que aqui podemos ter o nosso lado intemporal.
Pelo menos tem uma função protectora ao escrevê-lo! Se há quem em criança tenha um amigo invisível com o qual fala e brinca, porque não usar a net como ouvinte das nossas conversas? Andamos tantas vezes chateados com um chefe, ou estamos tanto tempo na net em pesquisas, ou no computador a trabalhar solitariamente... Porque não aproveitar este instrumento catártico para simplesmente darmos a conhecer uma faceta nossa, simplesmente para palrar ou só porque nos apetece? Nem todos os nossos comportamentos têm uma razão por trás!
E para além do mais este é um bichinho bastante interessante, é como os tremoços... Parece que é viciante! Como seres pensantes e como na maior parte das vezes quardamos certos pensamentos para nós mesmos, este bichinho guarda-os para que mais tarde facilmente possamos aceder a eles. Porque felizmente a nossa memória tem uns processos fantásticos, já veio equipada com mecanismos ecológicos que nos permitem reciclar info! Bem, eu acho que tenho esses mecanismos bastante desenvolvidos para mal dos meus pecados:[ Se assim não fosse os updates teriam de ser constantes!
E para mais num Domingo tão chuvoso o que fazer se não dá nada de especial na tv... Ok, caso desse um excelente filme correria o risco de adormecer com este belo tempinho que se pôs!
Além disso é sempre bom fugir à rotina e fazer algo de diferente! A abstracção é sempre bem vinda! A bela vida de uma pessoa à procura de emprego resume-se a alguns pontos básicos: procurar locais para os quais possa enviar currículos, de seguida preparar currículos (mas muita atenção a todos os pormenores que acreditamos fazerem a diferença! Mas de facto pouca fazem!), levá-los ao correio e esperar respostas! Mas acreditem que não é um processo tão linear quanto parece!
Primeiro que tudo há que eleabora uma carta de candidatura espontânea! Hei, não é uma carta qualquer...na na! Longe disso! É um documento dotado de poderes mágicos! Esta pequena folha tem a missão de, com todo o paleio, convencer o futuro empregador de que nós lhe fazemos uma falta imensa, quase culpando-o por ele nunca se ter dado conta que havia algures uma pessoa com umas competências fabulosas! Nem pensem que se trata de uma pessoa desesperada à procura de trabalho, não! O que queremos é mesmo emprego! Trabalho é o que há mais em qualquer supermercado ou centro comercial!
Depois há que preparar um bom currículo que consiga dar o ar de um estudante que sempre foi um santinho dedicado ao curso! Vamos puxar pelo que de melhor fizemos... Ok, isto para os empregadores é igual ao litro, o que interessa é se o currículo tenho o factor C ou não... É irrelevante se trabalhámos 10 meses cum estágio curricular supervisionado ou se trabalhámos numa loja de roupa. estes currículos que não têm lá um C escarrapachado é como se estivessem em branco.
Há também um processo bastante interessante durante a preparação desta candidatura espontânea! Para além de ser um MBA em Marketing pessoal é também uma excelente formação em técnicas de secretariado! No fim deste processo (caso haja fim e não seja um tormento contínuo!) já sabemos quais os envelopes à venda no mercado, qual o melhor para impressão, já comprámos n tinteiros e pensamos em comprar uma impressora a laser que sai mais barata, sabemos também imprimir esses envelopes de um modo exímio e já conhecemos a senhora tão simpática dos correios! Há ainda a parte importantíssima de que aprendemos a dobrar cartas correctamente, logo, poderemos concorrer a dobrador de circulares para ver se ganhamos uns trocos para enviar mais currículos!
Quanto às novas tecnologias há que saber de trás para a frente os melhores sites de procura de emprego, ter sempre uma carta de candidatura espontânea e um Curriculum actualizado na pen para qualquer emergência! De tanto iserirmos os nossos dados pessoais já decorámos o número do BI, emissão, local, validade; do contribuinte e da segurança social...etc, etc!
Depois sempre que se chega à net toca a abrir o mail que pode ser desta, ou mal cheguemos a casa há que vasculhar bem o correio... Nunca se sabe se no meio da publicidade dos mil e um hipermercados da nossa cidade está escondida uma oferta de emprego irrecusável!
Passado o primeiro período de optimismo começamos a fazer contas à vida e a pesar as ofertas de emprego... Que são zero! É nesse momento que começamos "Pah parece que o meu currículo deve ter alguma falha, é melhor investir em formação!" e vamos fazer uma pesquisa (Pós-graduação em estudos de mercado) de entidades formadoras! Toca lá a abrir os cordões à bolsa!
E o que acontecerá de novo???????? Acaba o tormento????????? Na na! Isso é que era bom! Recomeça o ciclo de novo:)

Sem comentários: