quinta-feira, 13 de março de 2008

Pecadores enjeitados


Com toda a evolução da sociedade, seria de esperar que as instituições que nela se integram evoluíssem também… Neste caso estamos perante uma regressão, parece tratar-se mesmo de um caso de desintegração. Numa altura em que as igrejas bafientas reúnem uns escassos idosos resistentes para uns míseros padres, esta nobre instituição teima em apertar o cerco para ver se espanta os teimosos. Como se não bastassem sete temíveis pecados mortais, toca a inventar mais seis para ver se é possível atingir a sobrelotação no inferno! Pensando bem, parece ser um gesto coincidente com as inúmeras restrições vigentes em Portugal pelo que já nem somos capazes de estranhar tal mudança!
Passada a ditadura das incompreensíveis eucaristias em latim e sendo adoptada a Língua Portuguesa numa postura mais democrática, parece agora que este movimento se inverteu e iremos voltar à época da segregação em função do género e a adopção do véu durante as cerimónias de modo a criar um pequeno clã de super cristãos!
Assim, toda esta balbúrdia foi noticiada ao longo do dia 11 de Março, mas eu engracei com esta em particular! O gang dos super padres espalhará o terror… Ai ai ai que os putos malandrecos trazem as mãos com gatafunhos, ai que se a ASAE vê isto ainda aplica uma coima ao Sr. Prior… (Aquela parte do “Hoje dou-te na boca” era escusada, vamos lá a ver se isso chega aos ouvidos da Comissão de Protecção de Menores)… Ai que malandrice levar o nosso Senhor para a rua… Mas afinal Ele não é omnipresente? E atenção Sr. Cristão nada de se armar em chiquérrimo e evitar a posição de “alicate” (muito bem, já aprendi um gesto chique!). Ouviram, “há muita dignidade em estar de joelhos”… (Lá está o português traiçoeiro!)
Pessoalmente creio que a estratégia de marketing da Igreja Católica está a falhar redondamente, pelo que seria melhor contratar uma empresa decente para melhorar a sua imagem… Mas nada de imitar a imagem de marca dos Jeovás, nada de criancinhas felizes agarradinhas a jacarés radiantes, nem imagens de pessoas de várias etnias jubilantes no paraíso e muito menos histórias verídicas de pessoas de sucesso resgatadas das ruas da amargura pelo gang dos Super-Jeovás. Vamos criar uma ideia para cativar a audiência dos Morangos com Açúcar com a imagem de padres Hiper-Mega-Super-Bué-Re-Fixes!
O que está mal não é a religião em si, dado que qualquer uma delas veicula um importante sistema de valores que todos nós sendo praticantes, da religião a b ou c, deveremos ter interiorizado… O que é importante perceber é que consciente do crescente distanciamento dos indivíduos, a Igreja Católica encetou um reforço das regras que a caracterizam (fazendo mais do mesmo em ver de iniciar a verdadeira mudança) fazendo com que esse fosso aumente e adiando a inevitável mudança! Já que esta instituição foi criada pelos homens, deveria ter como missão reuni-los, tendo deste modo uma missão social ao invés de se afastar da sociedade, criando um grupo à parte e excluindo gradualmente todos os supostos infractores!

1 comentário:

Joel Couceiro disse...

Há coisa que não lembram, nem ao DIABO !!!