quarta-feira, 5 de março de 2008

Tenham medo, muito medo!


Existe uma expressão a temer: consultor independente! Teoricamente, consultor é alguém que pelo seu conhecimento é chamado a dar pareceres acerca de uma qualquer matéria dentro da sua especialidade... Mas, os empregos do Séc. XXI valem-se de nomes pomposos de modo a atrairem os trabalhadores para funções duvidosas!
Por exemplo, uma dada empresa convida das mais diversas formas pessoas a uma suposta entrevista com uma pessoa a uma certa hora num hotel de renome (entrevista individual). Porém, à chegada deparamo-nos com uma panóplia montada em torno de uma apresentação "hollywoodesca", Powerpoints com banda sonora, apresentadores engravatados treinados em argumentação e com formação acerca de "Como falar em público" e assistentes cordiais! Apanhados de surpresa, damos por nós a assistir a um espectáculo de retórica e a forçar sorrisos amarelos para tentar não esganar quem nos aliciou a uma suposta entrevista! Ok, entretemo-nos a caricaturar mentalmente os oradores! Valha-nos isso!
O espectáculo de luzes e som ambala-nos na suposta negociata em que até a dormir ganhamos dinheiro (Querias querias Cristiano Ronaldo!). Irrompe de repente uma pessoa visivelmente bem na vida que foi vítima de diversos precalços com consequente hospitalização e que, surpreendentemente, aquando da sua alta hospitalar descobre que à custa deste negócio está rica!
Esta tal empresa, apresenta, ainda provas da sua preocupação social através de donativos a instituições e apoio de causas nobres (porque não é só facturar, e mais importante, cobrar!).
O negócio milionário consiste somente em passar palavra acerca dos produtos desta empresa e assim, fazer com que essas pessoas passam palavra também, constituindo equipa! Por cada "passagem de palavra" estamos a multiplicar dinheirinho! E sempre infinitamente em cadeia!
Apenas teremos de gastar 350 euros para entrar no negócio, coisa pouca nos tempos que correm meus amigos!
Ora eu gabo a capacidade de argumentação e a tendência manipulativa de tais personagens! Faz-nos bem ver tais exemplos usando óculos de espírito crítico, que se engradeça a alma!

3 comentários:

Nuno disse...

Eu fico furioso é quando me telefonam a dizer que ganhei um prémio (um fim-de-semana num sítio qualquer...) e que preciso de o ir levantar no Hotel X. Coisa que eles dizem não demorar mais do que 10 minutos e, quando lá chegamos, somos bombardeados com publicidade super agressiva, na tentativa de nos levar a comprar os produtos/serviços por eles vendidos/prestados. Em vez de ser eu a levar uma ensaboadela, são eles que levam uma descasca de tal ordem por me terem enganado que se arrependem de me terem telefonado.

Na última vez que isso me aconteceu, o tipo que me estava a querer "dar missa", passados 5 minutos chamou o gerente e, em menos de nada, estava com o prémio na mão, pronto para vir embora.

Demorei um pouco mais do que os 10 minutos que eles diziam demorar, mas não estive lá duas horas como eles queriam que ficasse.

Fico completamente irritado com este tipo de abordagens. Passo-me completamente mesmo!

Beijitos,
Nuno.

*Nita* disse...

O que me irrita mais é aperceber-me de que muitas vezes as pessoas são atraídas ao engano a essas situações e depois acabam por desperdiçar o seu tempo!

Não consigo perceber como é que essas empresas ainda sobrevivem!

Nuno disse...

A resposta à tua dúvida escreveste-a no primeiro parágrafo, ou seja, precisamente por ainda haver pessoas que se deixam enganar e desperdiçam o seu tempo!

Beijitos,
Nuno.