domingo, 2 de março de 2008

Lema de vida!


É bom que tenhamos um lema de vida (ou mais) dado que é algo que nos guia no quotidiano e nos ampara perante a adversidade. Em criança quem nos impõe limites são os adultos, mas quando passamos para o seu lado somos nós os responsáveis pela nossa caminhada!

"Experiência não é aquilo que nos acontece mas sim o que fazemos com aquilo que nos acontece", esta frase pode traduzir-se em verdades bastante simples. Primeiro que tudo serve para se opôr à mentalidade portuguesa expressa no fado e no lamento constante! Significa que não estou dependente de conceitos de sorte/azar mas sim que posso agir sobre aquilo que me acontece, seja positivo ou negativo. O ser humano deve fazer-se dono da sua capacidade de adaptação, já referida por Darwin, e pôr mão no seu destino, fazendo-se autor da sua história de vida não sendo mero espectador!
Está na hora de mais que enumerar problemas enumerar soluções! Numa altura em que todos sabemos os problemas que enfrentamos, tanto individuais como nacionais, há que saber identificar os pontos por onde podemos crescer!
Não podemos esperar que sejam os outros a traçar o nosso futuro e assim pararmos no tempo a lamentar os infortúnios porque mesmo esses nos trarão algo de positivo para a nossa personalidade.
Há que saber olhar para as situações e trocar os óculos de fadista por uns óculos mais optimistas. As pessoas mais notáveis (não quero referir-me apenas aos famosos uma vez que existem pessoas magníficas que se cruzam no nosso quotidiano) são aquelas que foram buscar força e conseguiram contruir saberes que lhes premitiram contrariar a má sorte! Que souberam calar todas as vozes negativas que se lhes opunham!
Existe um vocábulo rebuscado "profecia que se auto-cumpre" que funciona de forma bastante assustadora! Eu explico! Se eu andar assustadíssima porque se avizinha uma Sexta-Feira 13 vou andar com todas as minhas defesas activadas e com a atenção focada em todos os factos negativos que me poderão assolar! É mais que óbvio que no nosso dia-a-dia ocorrem sempre factos positivos e negativos, mas um catastrofizador irá reportar-se somente aos negativos e aumentando-os de modo a que assumam proporções gigantescas dignas de um filme de terror! Essa pessoa irá contruir uma história mirabulante acerca de catástrofes associadas a esse dia fatídico, confirmando assim a sua visão de que factos associados ao destino poderão arruinar a sua vida! E como andará tão preocupada com acontecimentos nefastos, com uma carga de sentimentos negativos tão exacerbada, irá ignorar acontecimentos positivos e encetar num ciclo vicioso de negativismo! Então irá concluir que "Não acredito em bruxas, mas que as há..."!

Ora, as bruxas ao pé destas pessoas são uma meninas de coro!

2 comentários:

Nuno disse...

O importante é não fazermos de um obstáculo uma barreira, mas sim um utilizá-lo como um degrau para passarmos por cima dele. Além disso, a energia negativa atrai mais energias negativas. É um ciclo vicioso que é preciso contrariar, dando mais valor àquilo que de bom nos acontece.

Beijos,
Nuno.

*Nita* disse...

Se cada vez mais nos queixamos de falta de tempo e stress porque não aproveitarmos o nosso tempo livre para algo que nos dê realmente gosto, para algo positivo dado que cada acção despoleta uma reacção