Muitos de nós temos questionado o sistema de ensino português, relacionando-o indubitavelmente com insucesso escolar!
Para mim as palavras sábias de Alvin e Heidi Toffler (dois ensaístas de renome) resumem toda a problemática! (http://videos.sapo.pt/S6GNyJZ2q6PU6BaUY0jK)
Uma coisa é bastante simples, o sistema de ensino está obsoleto e já não serve os propósitos para os quais foi criado (fornecer mão de obra às linhas de produção)!
No meu percurso escolar sempre me fez confusão o apelo excessivo à memorização (se bem que a considero importante na aquisição de conhecimento) em detrimento de outros modos de aprendizagem. Esta ideia relaciona-se com o método expositivo, ora pensemos bem, quem é o miúdo que habituado a todo um conjunto de novas tecnologias apelativas vai estar concentradíssimo durante horas a fim sem haver detrimento na capacidade de concentração? Só um santinho! E depois vêm os professores queixarem-se que os meninos são hiperactivos e os médicos esfregam as mão para poderem receitar mais e mais ritalina de modo a encher os bolsos das farmacêuticas (Atenção que isto é exagero, não o levem à letra!).
O método de ensino humanista confere mais liberdade e apela à aquisição de competências fundamentais, apela a todo um sistema de valores bem mais importantes na formação do ser humano. Não é para isso que serve a escolaridade? Formar pessoas antes de formar futuros profissionais? Sensibilizar para a cidadania, estimular o espírito crítico...
Não é a dar mais do mesmo (maior carga horária e mais TPCs) que vamos combater o insucesso, antes pelo contrário! Estaremos sim, a sobrecarregar e a negativar o sistema de ensino! Isto é simplesmente estimular a chamada mudança tipo I, quando se devia implementar a mudança Tipo II que promove uma reorganização estrutural, a verdadeira mudança!
Sem comentários:
Enviar um comentário