terça-feira, 24 de junho de 2008

Silogismo...

Existe uma expressão bastante curiosa que as pessoas usam quando uma conversa não lhes agrada "A conversa está a descer de nível" a que eu acrescento uma outra "E será que não sobe de interesse?".
Isto porque à medida que desce de nível as pessoas afastam-se das normais sociais e das regras que adquiriram durante o processo de socialização. Sendo assim, as defesas estariam mais leves e o inconsciente teria uma via para se manifestar. Assim, poderíamos concluir que a preocupação com aquilo que os outros pensam estaria menso vincada e poderíamos expressar-nos mais livremente.
Logo, seria legítimo afirmar que as conversas seriam mais ricas e profícuas!

2 comentários:

Anónimo disse...

:o
oi?? Quando a conversa não lhes agrada ou talvez por receio de que a outra pessoa tenha esses mesmos estigmas sociais e a possa levar a mal...

TPC disse...

Interessante a observação.

Esta história recorda-me algo (talvez a conversa de ontem no Tiro-Liro).

Eu como adepto da expansão do indivíduo, como aspirante a libertário e pretenso e pretensioso niilista, não temo «descer de nível» (que pode ser muitas vezes, antes «mudar» de nível, de plataforma, isto é, arriscar «ficar sem pé» no mar).

Tenho pouco a perder senão um determinado respeito social (que vive muito amarrado a convenções estafadas, úteis, necessárias, mas insuficientes para alguém como eu). E esse vale menos para mim do que o querer transcender os meus limites. E talvez aí comece também um dilema sobre o indivíduo vs social.

No entanto, sabemos que haverá sempre o eterno paradoxo entre o ser livre e o viver em comunidade.

Continua a escrever.

Tiago