Há fenómenos que por mais ridículos que nos pareçam devemos estar atentos. Um deles reporta-se à pseudo-notícia e a orgãos de comunicação sensacionalistas por opção editorial. Ora eu estou farta de notícias da treta a bem dizer, não é que agora o 24 horas tem um espaço de dicado ao "Verão"? Mas desengane-se quem pense que eles advertem para os perigos do sol, para os cuidados a ter com o calor, que analisam as melhores praias ou que propõem destinos turísticos. Isso não é de interesse, o que deveremos saber é que é o "rei do engate", quem é a "rainha da noite", os famosos sem férias e como preparam o Verão, isso sim são temas que interessam ao público!
Também na televisão se nota o cuidado em empolar pseudo-notícias irrelevantes. Ontem por exemplo estava a fazer zapping e passei pela TVI. Imediatamente era anunciado um especial de informação, ora curiosa para ver qual seria o golpe que tinham preparado lá fiquei a interrogar-me perante o ecran que afinal de contas transmitia um especial acerca do próximo adversário de Portugal. Rápido na tentativa de ser eficaz e prender a atenção de adeptos fervorosos, finalizou com uma rápida reportagem. Imediatamente foi para o ar um directo acerca de uma nova novela, uma aposta de Sr. Director, algo que irá manter os habituais enredos sem sal mas ainda assim plenamente divulgados. Faz-me isto lembrar, de repente, os atletas que tomam doping, ou seja, tentam empolar algo inexistente ou bastante fraco tentando que seja uma aposta segura, ainda que condenados ao fracasso.
Parece que o mundo está ao contrário e a visibilidade de temas fulcrais na sociedade portuguesa é diminuta sendo abafada por programas que ocupam uma grande fatia de tempo de antena. Assim, à custa dos especiais, dos directos, manipula-se a opinião pública e limita-se a capacidade que bafejou o ser humano!
Que haja futebol para os homens e telenovelas para as mulheres. As crianças sempre podem consumir uns Morangos com Açúcar!
Sem comentários:
Enviar um comentário