sexta-feira, 6 de junho de 2008

Simplesmente mês...

Existe uma coisa que me intriga particularmente. Estranhamente existem alturas, parece que calendarizadas, em que os hipermercados seleccionam uma oferta de produtos especial e dão um certo nome a esse mÊs, como por exemplo, o mês do fumeiro, o mês do bebé para já não falar no enfadonho regresso às aulas! Ora mais que estratégia de marketing isto parece-se mais com uma rotina... E como rotina que é não traz nada de novo nem se associa a criatividade. O pioneiro que terá congeminado tal golpe de mercvado cedo se arrependeu por ver a sua ideia clonada por todo e qualquer um... Mas também neste momento é capaz de se estar a rir pelos seus precedentes não terem ido mais longe... O cúmulo passa para além das fronteiras do admissível... Não é que agora por alturas do Euro 2008 me dirigi a um hipermercado (que tem a imagem de um elefante a segurar um trevo mutante, vá-se lá saber o porquê) e para além da parafernália de cachecóis, equipamentos, camisolas, bonés e bolas haviam também a bela cuequinha e a tanga portuguesa. Ora já se sabe que Portugal está de tanga mas também não era preciso interpretar tal expressão literalmente! Com a emoção do futebol e os aperitivos a ele associados estou a prever que a festa do euro vá para além do impensável... Talvez estratégia governativa para impulsionar o baby boom, será?
Há também algo que me inquieta... Será só naquela altura que nascem bebés e será naquela época que as pessoas se dedicam aos petiscos? A este propósito relembro uma ida ao hipermercado para comprar produtos para a casa, pás, vassouras, panos, enfim... Lembro-me que não havia promoção alguma e que na semana a seguir aconteceu a "Feira dos produtos para a casa" ou lá o que era, acontece que ao desfolhar o panfleto reparei que a oferta de produtos era a mesma que na semana anterior bem como os preços... Terá sido ilusão de óptica?

1 comentário:

Nuno disse...

Sabes que hoje em dia, com a crise que se instalou, torna-se necessário cativar os clientes e chamá-los para que deixem mais uns euritos nas caixas dos hipermercados. Esta ideia do "Mês de Qualquer Coisa" é, como bem disseste, apenas uma estratégia de marketing que tem como objectivo isso mesmo: Chamar os clientes e, eventualmente (preferencialmente), levá-los a comprar mais qualquer coisa, mesmo que não precisem. Pior ainda, é quando esses tais meses duram apenas duas semanas! Se calhar, passado um mês, essa campanha já é considerada fora de época e, como tal, já não faz sentido existir.

Relativamente ao Euro2008, não é nada que me faça ficar admirado. Com todo este entusiasmo em redor da selecção nacional de futebol, mais uma loucura ou menos uma loucura não é coisa de grande monta. A tanga é, assim, uma forma de prolongamento dos jogos. Será que conseguimos "marcar golo"?

Beijinhos,
Nuno.